RESPONSABILIDADE SOCIAL
No final de 2010 após a colaboração com as Férias Desportivas do Município de Portimão, surgiu a ideia de possibilitar às jovens raparigas, da Casa da Nossa Senhora de Portimão, praticarem vela de forma regular e ao longo de todo o ano.
Após as adversidades iniciais a 27 de Fevereiro de 2011 a Vela Solidária realizava a sua primeira atividade com a parceria de 15 pessoas, empresas e entidades públicas e 3.000€ para suportar os custos com material e formadores.
Hoje e na área da Responsabilidade Social, a Vela Solidária é um projeto promovido pela Associação Teia D’Impulsos em parceria com Iate Clube da Marina de Portimão, que tem como missão o desenvolvimento de competências pessoais e sociais em crianças e jovens em risco e em pessoas com deficiência, através da prática da vela.
Em 2012 a Vela Solidária deu início à escola de vela adaptada com o objetivo de possibilitar a
pessoas com deficiência, mas autónomas, desenvolverem as suas competências e conhecimento no mundo náutico e na vela em particular. Este grupo de velejadores especiais
têm desde então participado em regatas de âmbito nacional e internacional, nos quais têm
atingido resultados de excelência. Com pódios em campeonatos do mundo, campeonatos da
europa e campeonatos nacionais.
Em 2013, em parceria com a South West Sailing Academy e com a Marina de Lagos expandimos a Vela Solidária para Lagos onde desenvolvemos durante 3 anos ações semanais com várias instituições do concelho.
No ano de 2014, em parceria com a Terra Incógnita e com a BBDouro, implementamos este projeto e a sua metodologia em Lisboa e em Vila Nova de Gaia, com o intuito de expandir o impacto positivo que estávamos a dinamizar no Algarve.